Obrigada, Presidente Obama!


"Comunicado do presidente Barack Obama sobre o Dia de Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas

Os Estados Unidos e Portugal têm uma forte e longa amizade. Hoje, no Dia de Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas, as pessoas de origem portuguesa pelo mundo marcam a data da morte do maior poeta de Portugal, Luís Vaz de Camões. É conhecido que Camões, que viveu entre 1524 e 1580, é mais conhecido por seu poema épico, 'Os Lusíadas' - um tributo à idade de ouro das descobertas e explorações portuguesas. Esta Nação (Estados Unidos da América) beneficiou das inúmeras contribuições de luso-americanos. Neste Dia de Portugal, eu orgulhosamente mando os meus melhores desejos a todos os que celebram a cultura e a herança portuguesa nesta ocasião."

Não sei se o Presidente Obama manda esta mensagem a todos os países que comemoram o seu Dia Nacional, ou apenas àqueles que têm uma comunidade significativa a viver em terras do Tio Sam. Seja como for é simpático e é sempre agradável perceber que a cultura portuguesa é conhecida e apreciada (às vezes, só nos apercebemos disto fora de Portugal). As descobertas portuguesas, e personalidades como Camões e Vasco da Gama, são estudadas em todos os currículos de História Mundial. Fomos os pioneiros da globalização e, nesta época de homogeneização cultural, creio que devemos valorizar tudo o que fizemos de positivo - e foi bastante ao longo destes 800 anos - sem branquear o que fizemos de negativo: só assim podemos aprender com os erros e fazer melhor.

Sei que, por estes dias, não estamos na nossa melhor forma. Por isso mesmo, temos de conhecer e ter orgulho na nossa herança cultural e confiança em nós próprios e nas nossas capacidades.



Comentários

  1. Olá Teresa!

    Vim espreitar o seu blogue e aproveitar para responder à questão que me colocou.
    A inscrição para a blogagem colectiva iniciou-se no dia 8 de Maio e terminou dia 6 de Junho. Como os textos dos participantes estão em votação desde ontem, não será correcto admiti-la agora.

    De qualquer modo, quero informá-la de que vai haver uma nova blogagem brevemente. Deverá ser anunciado , na próxima semana, o tema a abordar. Neste caso terei todo o gosto em aceitar a sua participação.

    De qualquer modo, não a impede de participar elegendo o melhor post da blogagen que está a decorrer.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  2. Teresa, obrigado pela visita. Presumo que se esteja a referir à participação na Tertúlia Virtual "Que lugar te faz sentir em casa", criada por mim e pelo Eduardo (Varal de Ideias) e que se realiza todos os dias 15 de cada mês, sempre com um tema nivo. Participar é fácil. Basta ir ao meu post de dia 9 ou ao banner do side bar e clicar. Vai parar ao blogue Tertúlia Virtual que serve de central de relacionamento. As inscrições são nesse blogue que abre no dia 14. Depois no dia 15 faz a sua prestação neste seu blogue. A central de relacionamento serve para todos sabermos quem participou e, assim, podermos comentar. Não há votações. É puro divertimento... e cultura. Qualquer dúvida é só dizer. Beijos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições