E o meu Óscar vai para...

Já toda a gente sabe que eu gosto muito de cinema e, nesta época do ano, em que se aproxima a entrega dos Óscares, há muita coisa para ver e avaliar. A propósito desta cerimónia dos Óscares, a Vanessa do blogue Fio de Ariadne teve uma ideia interessante, que me parece valer a pena divulgar. Trata-se de uma Blogagem Colectiva sobre os filmes que já venceram a cobiçada estatueta desde o início da sua atribuição, em 1929. 
Bem, eu vou participar, só não sei que filme escolher. Sabemos que nem sempre o júri vai ao encontro das nossas preferências (aconteceu-me isso no ano passado!), mas, de qualquer modo, ao longo destes anos, foram premiadas verdadeiras obras-de-arte. Basta recordarmos Danças com Lobos ou Forrest Gump, África Minha ou Kramer contra Kramer. E, se recuarmos um pouco, podemos lembrar-nos de Casablanca, ... E tudo o vento levou, e tantos outros filmes que se tornaram clássicos da nossa vida. 
É uma boa altura para os recordar. A Vanessa teve uma excelente ideia. Por isso, deixo aqui as palavras da própria e, se quiserem saber mais pormenores, cliquem no selo que divulga a blogagem e que eu coloquei também na barra esquerda do meu blogue.

Se o amigo leitor estiver interessado, escreva um post sobre um ou mais dentre os vencedores do Oscar de melhor filme entre 1929 e 2009, valendo também arriscar seu palpite de quem levará a estatueta desde ano. Atenção, não há data para a divulgação do post, ela pode acontecer até 07 de março de 2010. Tudo o que peço é que, assim que publique seu artigo, deixe aqui através de comentário a url para formar a lista dos participantes. Agradeço antecipadamente a todos que puderem divulgar o evento. Abaixo deixo a lista de filmes a escolher, o cardápio é variado, e é interessante observar como a linguagem mudou ao longo do tempo.



Comentários

  1. É tão difícil escolher entre tantos filmes que me marcaram... penso que nem o saberia fazer... são taaaaantoss, rrsss Mas estou curiosa para saber qual vais escolher, :)Se calhar... um dos que poderiam ser nomeados por mim... beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ■Bal (Honey): Turquia/Alemanha ganhou o Urso de Ouro... até aos óscares ainda há tempo para uma escolha.

    ResponderEliminar
  3. VOU AGUARDAR PRA LER TUA POSTAGEM.POR CERTO,SERÁ MUITO BOA,COMO TUDO QUE FAZES!BEIJOS,CHICA

    ResponderEliminar
  4. Olá, o meu óscar vai, para o " Mentes Brilhantes".

    ResponderEliminar
  5. Eva
    Também sei que vou ter dificuldade mas escolha, mas é um exercício agradável de fazer.
    Não queres participar também?
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Ematejoca
    Não conheço esse filme. Infelizmente, há muita cinematografia europeia que não entra nos circuitos comerciais. Mas vou ficar atenta.
    Obrigada. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Chica
    Sempre amorosas, as tuas palavras. Não queres participar?
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Maré Alta
    Então, faz favor de participar e explicar o porquê da escolha, para todos ficarmos a saber.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Ora bem, Teresa.
    O filme baseia-se na biografia de Jonhn Nash.
    Génio da matemática, a sua preocupação era procurar a "ideia original", pelo que , formulou um teorema que provou a sua genialidade.
    Uma figura muito singular, nada tem a ver com os tradicionais académicos.
    Ingressou como aluno na universidade, tornou-se professor, mais tarde casou com uma aluna sua.
    Com as suas teses, ele foi-se tornando cada vez mais visível no mundo académico, e cada vez mais sujeito a pressões exteriores.
    Foi-lhe diagnosticado uma doença pelos médicos, esquizofrenia, a sua vida sofreu altos e baixos. Muitos não acreditavam na sua recuperação. No entanto, este homem lutou, lutou ao lado da sua mulher, acreditou e acabou por conquistar o Prémio Nobel da Economia em 1994.
    A prova que a inteligência é importante mas não é tudo. É preciso muita força interior e apoio familiar para vencer e chegar a alcançar um Prémio nobel, apesar de todas as adversidades. Talvez um exemplo de vida.

    ResponderEliminar
  10. Olá , Teresa

    Tb vou participar. Mas a escolha vai ser difícil...
    Gostei do Mentes Brilhantes, mas outros há que marcaram.
    Vou ter de pensar e , quem sabe, rever alguns.
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Maré Alta
    Gostei de ler a sua sinopse e relembrar esse excelente filme, mas a ideia é participar com o seu blogue. Clique na figura para perceber como funciona esta blogagem colectiva. Se tiver dúvidas, fico feliz de poder ajudar mas participe. Vai ver que é divertido e faz-nos entrar em relação com as pessoas, o que é sempre um ponto positivo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Ana
    Eu sabia que não conseguias resistir a este desafio! Quem gosta de cinema, também gosta de falar de cinema, não é?
    Já sabes como isto funciona?
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Obrigado pelo convite.
    Devo dizer que estou mais habituada a voar.
    Logo, Teresa, parece-me muita areia para a minha camionete, principalmente para uma recém chegada a este mundo da blogosfera.
    Já cliquei na figura do óscar, o que vi, foi uma tabela com vários filmes depois votei. Mas não acontecu mais nada. O que fazer então?
    Bj

    ResponderEliminar
  14. Maré Alta
    Ora bem, então é assim: primeiro clica na imagem que tem o óscar, vai entrar num post do blogue que está a organizar este desafio. Aí está toda a explicação do que deve fazer. Depois de ver a listagem dos filmes que já ganharam os óscares, faz a sua escolha e faz um post sobre esse filme, dizendo o que quiser. Quando fizer o post, no seu blogue, vai ao post do blogue organizador e, nos comentários, diz que já fez o post sobre o filme tal e coloca lá o link do seu post (tem de ser o link para o post, não para o seu blogue, senão quem quiser encontrar esse post vê-se aflito). E pronto. Quando chegar a altura, a Vanessa do Fio de Ariadne coloca os participantes da blogagem com os respectivos links, de modo a que todos possam ler e comentar os posts uns dos outros.
    Participe. Vai ver que é engraçado.
    Bjs
    (Mais alguma dúvida, estou à disposição)

    ResponderEliminar
  15. Vou participar, embora não seja fácil. Mas é mesmo por isso que me apetece fazê-lo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Oi Teresa
    Tenho estado um tanto afastada das blogagens coletivas desde que sai pro veraneio .Gosto bastante dessa forma de interagir com os blogueiros.Não sei bem se é o calor demasiado ( melhorou só um pouquinho com uns dois dias de chuva, mas o sol já voltou à toda) , ou se o tempo está mais escasso que antes.
    Vou dar uma passada no Fio de Ariadne pra conhecer a listagem Quem sabe me animo.
    Mas com certeza quero acompanhar, fazendo as leituras e comentando, ok?
    um abraço com carinho

    ResponderEliminar
  17. Natália
    Esse é o espírito. Quando as coisas são muito simples perdem a graça!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Lis
    Mesmo que não participes directamente, podes sempre participar lendo e comentando as participações. E isso, eu sei que farás.

    ResponderEliminar
  19. De entre os vencedores do Oscar referidos no blog Rio de Ariadne, a minha preferência foi para A Lista de Shindler, nele votei. Este filme tocou-me pela forma como o tema foi abordado e desenvolvido, pelas interpretações de Liam Neeson e de Ben Kingsley (entre outras)e pela realização de Sepielberg.
    Se pudesse recuar no tempo atribuiria o Oscar a Citizen Kane, a notável realização de Orson Welles.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Carlos
    Excelentes escolhas. Eu ainda não fiz o post porque, sinceramente, ainda não me consegui decidir por um só filme.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições