O ano em cartoons

Para quem tiver vontade de rever o ano de 2011 com um sorriso (o que nem sempre é fácil!), aconselho uma visita à Exposição do World Press Cartoon, que está aberta ao público, desde ontem, no Museu de Arte Moderna de Sintra.
Este ano, a organização do World Press Cartoon recebeu 861 cartoons e 402 candidaturas de 56 países. Dessas, foram seleccionados 343 desenhos de 260 autores, incluindo todos os premiados, para a exposição anual agora inaugurada em Sintra, e que ficará patente até 30 de Julho.
Nas várias salas do rés-do-chão e do primeiro andar, podemos apreciar desenhos nas categorias de cartoon editorial, desenho de humor e caricatura. O humor sarcástico, por vezes negro, acompanha os temas que marcaram o ano de 2011: o desastre japonês, a crise europeia, a luta contra a pobreza, as eternas guerras, a primavera árabe. 
O artista norueguês Egil Nyhus ganhou um dos prémios máximos da caricatura com o desenho que reproduzo abaixo. 


(Caricatura do antigo diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, que andou nas bocas do mundo, pelas piores razões, durante o ano de 2011. E que surge nos desenhos humorísticos desta exposição, às vezes de forma bem brejeira!)

Comentários

  1. A cara do bicho não me é estranha, Teresa, mas nessa espécie animal são todos muito parecidos, não e verdade?
    Quanto à exposição espero não a perder. Sabe dizer-me até quando vai ficar por aí?

    ResponderEliminar
  2. Fiz batota, e fui pesquisar, que não estava a conseguir identificar mas depois de saber, faz todo o sentido, estava mesmo distraída, lol. Muito bom! bejinho

    ResponderEliminar
  3. Deve ser bem interessante ver isso!! Beijos,linda semana,chic

    ResponderEliminar
  4. Também vi o anúncio sobre essa exposição, que quero muito ver! Ainda bem que se mantém durante algum tempo, porque algumas, mesmo querendo, não dá tempo... :)

    O caricaturado na foto, já se sabe que é o antigo fulano do FMI, tramado sabe-se lá por quem, antes de poder concorrer às eleições presidenciais francesas. Há gente assim, que tem "tendências" que ninguém perdoa, embora a história em si cheire a esturro, de longe! ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  5. A caricatura é de alguém que esteve ligado ao mundo da alta finança, FMI e continua nas bocas do mundo por razões muito "porcas"! :-))
    Talvez consiga ver esta exposição!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Pronto, já adivinharam, trata-se de uma caricatura do antigo diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, que andou nas bocas do mundo, pelas piores razões, durante o ano de 2011. E que surge nos desenhos humorísticos desta exposição, às vezes de forma bem brejeira!

    ResponderEliminar
  7. Tenho ido ver todos os anos; é uma exposição deveras interessante. E fica relativamente perto de casa, hehehe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se não fosse perto, valia a pena dares um passeiozinho!
      Bjs

      Eliminar
  8. "Porco, feio, mau"... e reincidente.

    (Obrigado pela dica, nunca se sabe).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda acho que há ali coisas mal contadas mas, enfim, também não simpatizo com a peça...

      Eliminar
  9. Miguel Ângelo Fernandes23 de abril de 2012 às 23:13

    Da prosa legal quanto ao bem-estar dos suínos...
    «Porco: um animal da espécie suína doméstica, de qualquer idade, criado para reprodução ou engorda»... posto isso, e para que se saiba...
    «As celas dos varrascos devem estar situadas e ser construídas de modo a que os varrascos possam virar-se, aperceber o grunhido, o cheiro e a silhueta dos outros porcos e de modo a incluir um lugar limpo para descansar. A área de repouso deve ser seca e confortável. Além disso, a cela de um varrasco adulto deve ter uma área mínima de 6 m². Contudo, esta área deverá ser superior no caso de as celas serem utilizadas para a cobrição.»...
    Ahhh... desculpem... não é um porco... é um mealheiro...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições