História na paragem do autocarro


Estava calor, na paragem do autocarro. O sol batia diretamente na chapa e, naquele meio de tarde, a paragem parecia uma estufa. Um senhor idoso, de cor escura, sentou-se ao lado de uma senhora idosa, de cor clara. Mas voltou a levantar-se do banco, dizendo que estava demasiado quente. Por razões incompreensíveis, a senhora idosa sentiu-se ofendida e protestou: 
- Não estava mais calor, lá de onde veio?
O homem retorquiu-lhe sem demoras:
- E como é que a senhora sabe de onde é que eu venho? Acha que eu venho de África por causa da cor da minha pele? Eu sou tão português como a senhora! Aposto que a senhora também não sabe de onde vieram os seus antepassados! Houve muitas invasões de povos e a senhora não sabe quais são as suas origens! As pessoas não sabem História!
Comecei a ouvir atentamente aquela defesa da História, entrecortada de pronúncias e acentos variados. A senhora tentava desculpar-se com argumentos inúteis, que já iam nos seus antepassados transmontanos, o homem contra-atacava com múltiplas invasões de povos, das quais baralhava um pouco as datas.
Ao meu lado, uma senhora de meia-idade desabafava:
- Quando eu vivia em África, tratavamos os negros com mais respeito, embora eles fizessem os mesmos trabalhos que nós fazemos hoje. Eu vivia em Moçambique e tinha criados e cozinheiros. Agora, eu é que trabalho num hotel. Eu era portuguesa, vivia bem. De repente, deram-nos 48 horas para sair de Moçambique, ou perdiamos a nacionalidade. De repente, o Samora Machel era um herói e nós não pertencíamos a sítio nenhum. Nunca percebi o que foi que nos aconteceu. Mudou tudo, de repente ficámos sem nada. O que é que aconteceu?
O homem idoso de cor escura, que entretanto já tinha apanhado o seu autocarro, tinha razão: as pessoas não sabem História. E assim não se consegue perceber porque é que estamos nesta situação ou noutra, o que nos trouxe aqui, que ventos sopraram e alteraram a nossa vida. A História também nos ensina outra coisa: todos nós somos joguetes, peões, num jogo muito mais amplo, onde se jogam interesses mais abrangentes e, muitas vezes, mais mesquinhos. No século IV como no século XX ou XXI, a nossa vida é uma peça minúscula num jogo de interesses que nos manipula e nos ultrapassa. E pode ser abalada de repente, por uma simples mudança na direção dos ventos.

Comentários

  1. Gostei tanto de ler este teu artigo!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga!
      Estamos ambas atentas ao que se passa à nossa volta, cada uma à sua maneira!
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Concordo absolutamente com o que escreves sobre a História e a mudança de ventos. Mas era tão bom ser jovem, sentir que se tinha a vida toda pela frente e ter a "certeza" que íamos mudar o mundo... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, mas no essencial o mundo mudou muito pouco...
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá, Teresa

    O desconhecimento da História: um mal de que muita gente padece.
    E quando o vento da mudança sopra apanha-nos desprevenidos.
    Uma história que retrata tantas vidas...

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  4. Olá, Teresa

    Adorei o seu post em "Olhares Viajantes, Belgrado e São Sava".
    Não comentei porque não me entendo muito bem com os dados que aí são exigidos.Sorry.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda

      Obrigada! Mas, diga-me, que dados são exigidos? Não faço ideia! Há cada coisa...
      Bjs

      Eliminar
  5. A historia de ter vivido em Moçambique com criados fez-me lembrar as historias da minha avo :)
    Gostei muito de ler este post!
    Beijos!
    ____________
    Todo o caminho é uma aventura e uma forma de coleccionar momentos
    Blog Jess&Rose | Youtube

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições